Buraco na Rua Gonçalves Dias se formou em 2013, dizem moradores. Secretário disse que não há data definida para recuperação do local.
Moradores da Rua Gonçalves Dias estão insatisfeitos com a situação da via que faz divisa entre os bairros Conjunto Halley e Fortaleza em Cacoal (RO), município distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho. Eles alegam que desde 2013 buracos começaram a se formar no asfalto e tomaram conta de parte da estrada, dificultando a passagem de veículos e pedestres. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a rua está no cronograma para ser recuperada, porém sem data definida.

A situação vem preocupando moradores que precisam trafegar pelo local. A rua dá acesso aos bairros Motocross e Multirão. Para amenizar o problema, os próprios moradores tomaram a iniciativa de cobrir os buracos com restos de construção, mas a chuva de encarrega de tirar o material.
A dona de casa Terezinha Nascimento de Oliveira, de 39 anos, é moradora do Bairro Fortaleza há 30 anos. Ela conta que está difícil sair de casa. “Minha família possui carro e moto, mas só usamos o carro em último caso, pois está quase impossível sair. É impressionante, pois a gente sai de um buraco e cai dentro de outro maior ainda, não tem o que fazer”, lamentou a dona de casa.
De acordo com o secretário de Obras Aparecido Feliciano a erosão do asfalto foi causada pela grande quantidade de minas que correm no local, e a solução para o caso é complexa. “Abaixo da capa asfáltica há uma grande pedra. Para que o asfalto não fosse deteriorado, nós teríamos que cortar a lateral da pedra para a água fluir sem passar por cima do asfalto, mas não temos condições de realizar esse trabalho agora”, explicou o secretário.
No entanto, para melhorar o tráfego no local, o secretário afirmou que está aguardando uma trégua no tempo chuvoso para iniciar a recuperação de algumas ruas do município. A Rua Gonçalves Dias está no cronograma de recuperação, conforme a secretaria, mas ainda não há uma previsão de data para amenizar o problema.